Confira uma lista completa das vacinas essenciais para os pets
Com a temática da vacina tão em alta, é importante pensar também na saúde dos nossos amiguinhos!
Todos sabem que cães e gatos também precisam ser vacinados. Mas quais são as vacinas que os pets devem tomar?
Confira aqui neste texto da Manchester!
Por que vacinar os pets?
Assim como para os humanos, a vacinação tem extrema importância para os pets. Isso porque esse é um método muito eficaz de prevenir doenças graves, treinando os anticorpos dos nossos amiguinhos contra alguns perigos.
Desta forma, as vacinas são aplicadas durante as primeiras semanas de vida do seu pet – tendo uma aplicação contínua até o fim da vida do seu pet.
Vacinação de gatos
Existe uma série de vacinas para os gatos. No Brasil, a antirrábica é obrigatória. Todas as outras, no entanto, são extremamente recomendadas pelos veterinários.
Confira alguns exemplos:
Vacina V4
Deve ser aplicada em três doses, entre 6 e 8 semanas de idade, ela vacina o seu gato contra: rinotraqueite, calicivirose, panleucopenia e clamidiose.
Vacina V5
Igualmente como ocorre com a vacina V4, a vacina V5 também deve ser aplicada em três doses, entre 6 e 8 semanas de idade. Esta, além de vacinar o seu pet contra as mesmas doenças da vacina V4, também auxilia na prevenção da Leucemia.
Antirrábica - Contra raiva
Deve ser aplicada em dose única, a partir de 12 semanas de idade.
Todas essas vacinas podem ter reforço, ou seja, revacinação – consultar indicação do seu veterinário.
Vacinação de cães
As vacinas para cães também existem em abundância. Da mesma forma, a legislação obriga apenas que a antirrábica seja aplicada nos cachorros.
Confira algumas das vacinas recomendadas para os cães:
Vacina V8
A sua aplicação varia de 3 a 4 doses, sendo a primeira dose dada entre 6 e 8 semanas de idade do seu pet. Esta vacina auxilia na prevenção da cinomose, hepatite infecciosa canina, parainfluenza, parvovirose, coronavirose e leptospirose
Vacina V10
Esta vacina tem sua prescrição semelhante a da vacina V8, sendo dada entre 3 a 4 doses, na mesma faixa de idade do seu pet. Ela diferencia-se apenas por contar algumas cepas a mais contra a Leptospirose.
Antirrábica - Contra raiva
Deve ser aplicada em dose única, a partir de 12 semanas de idade.
Todas essas vacinas podem ter reforço, ou seja, revacinação – consultar indicação do seu veterinário.
Portanto, converse com o seu veterinário para optar pela melhor vacina polivalente disponível - sempre respeitando a faixa de idade recomendada.
Não vacinei meu pet quando filhote. E agora?
É comum, ainda, que tutores não vacinem os seus cães e gatos quando filhotes. Nesse caso, é importante consultar um médico veterinário para fazer a aplicação das vacinas no pet.
Grande parte das vacinas pode sim ser aplicada quando o animal já é adulto. Portanto, fique tranquilo: seu pet ficará protegido.
Já sabe tudo sobre vacinas? Aproveite e conheça também os medicamentos para cães e gatos disponíveis no site da Manchester. Afinal, a proteção contra doenças não acontece só na vacinação, mas também no cuidado diário!